Alguns livros da Editora Saraiva tiveram ao longo dos últimos anos a felicidade de ser agraciados com o Jabuti, premiação máxima do mercado editorial brasileiro, desde que a categoria Direito passou a existir individualmente, em 2007.
Dentre eles, podemos destacar alguns títulos nossos como A Constituição na vida dos povos, de Dalmo Dallari (1.o lugar, 2010); Curso de direito tributário, de Regina Helena Costa (3.o lugar, 2010), Atual panorama da Constituição Federal, coordenado por Luiz Augusto Hoffman e Carlos Marcelo Gouveia (3.o lugar, 2009); Curso de direito tributário e finanças púbicas, de Eurico de Santi (1.o lugar, 2008); Curso de direito constitucional, de Gilmar Mendes e Paulo Gonet Branco (3.o lugar, 2008).
Esse ano, conforme resultado parcial divulgado no dia 21 de setembro, estamos concorrendo ao grande prêmio com três finalistas entre as dez colocações para essa categoria: Controle judicial de políticas públicas, do meu colega de turma na São Francisco, o Osvaldo Canela Jr., O direito à saúde da pessoa idosa, da nossa querida Fabiana Barletta, e Eficácia das normas ambientais, da excelente Patrícia Bianchi, respectivamente em 1.o, 3.o e 8.o lugares.
Sabemos que todos os finalistas selecionados são grandes obras que só engrandecem a rica literatura jurídica do nosso país e por isso mesmo, independentemente de qualquer resultado, nós aqui da Editora Saraiva já nos sentimos orgulhosos por nossos autores e recompensados pela pequena parcela de responsabilidade que nos cabe na qualidade dessas obras. Toda a minha equipe, editores, produtores, preparadores, diagramadores, revisores e auxiliares de serviços editoriais, absolutamente todos contribuíram para esse resultado e estão de parabéns por essa que já pode ser comemorada desde já como mais uma grande conquista nossa!
Como disse para a Patrícia, autora de uma das três obras finalistas mencionadas acima, estarmos entre as top 10 representa, desde já, uma vitória. Sabemos o quanto o mercado editorial jurídico é concorrido hoje em dia, então a mera notícia nos torna a todos vencedores.
Porém, “nunca antes na história desse editorial” (risos) havíamos chegado até os finalistas do Jabuti na categoria melhor capa! E esse ano, estamos com um honroso 3.o lugar, com a da obra Extinção dos contratos.
A mesma lógica para a categoria Direito vale, talvez ainda mais, para a categoria melhor capa: ainda que no dia 17 de outubro não sejamos anunciados ganhadores em nenhuma delas, não tem o menor problema. Esse fato por si só já nos torna vencedores. Entre tantos best-sellers, figurar entre os melhores com um “reles” livro técnico faz com que a gente já sinta o gostinho de vitória.
Esse fato também vem como reconhecimento pelo trabalho iniciado há alguns anos de renovarmos a nossa imagem no mercado e a reiterarmos como a de principal editora nesse segmento. Isso é fruto do trabalho de profissionais, sérios, competentes e dedicados da equipe de produção editorial e, principalmente, do nosso time de fornecedores, todos de primeira categoria.
Comentei com o Delfin, esse grande designer responsável pela indicação, sem dúvida merecedor desse e de muitos outros prêmios, que quando pedi a inscrição da sua capa para concorrer ao Jabuti, foi com a certeza de que ela nos representaria muito bem. Conforme a nossa estratégia de posicionamento, trabalhos como esse valorizam o nosso selo editorial, que já era reconhecido pelo conteúdo e agora se torna admirado também pela "embalagem".
Seria mesmo uma revolução um livro jurídico ganhar como melhor capa; tem razão nisso o autor da capa, que ficou justificadamente emocionado pela indicação. Logo, por extensão do raciocínio, figurar entre os top 10 representa, no mínimo, uma batalha ganha!
Repito aqui o agradecimento feito a ele em nome da minha equipe pela maneira elegante com que dividiu com a gente a responsabilidade pela indicação ao prêmio. Mas a vida tem ensinado que no fundo, no fundo mesmo, um gesto de humildade como esse só individualiza e engrandece ainda mais a pessoa que o pratica.
O briefing realizado à época foi o de representar a obra por meio de uma imagem conceitual, que propusesse a seu seleto público leitor um desafio, quase uma charada, e despertasse nele, pelo olhar, o teor, os limites e a própria tensão inerente ao tema. Basta ver para o resultado e perceber que todos os ingredientes presentes vão bem além do que prevíamos.
Então, parabéns à equipe, aos autores e aos nossos parceiros e vamos continuar torcendo, mas a dedicação dessa turma toda ao que faz já está há muito comprovada. O resto é consequência. ;-) E, independentemente, desejemos vida longa a esses livros, que já nasceram campeões!
E a vocês, visitantes desse blog, obrigado por terem contribuído para um número de acessos muito superior ao que eu podia sequer imaginar para uma página que ainda não completou nem um mês de existência. Estamos chegando próximo a mil page views e isso é por causa de vocês e dos autores comentados, além de parceirões como por exemplo o Robério, de Fortaleza, que divulgaram o blog para seus amigos e conhecidos por email, Facebook e outras redes sociais.
Parabéns pelo blog! Gostei muito!
ResponderExcluirAs nossas capas estão cada vez mais lindas!
Um abraço,
Izabel
Verdade, Izabel. Parabéns a toda a nossa equipe pela realização de tantos produtos lindos.
ResponderExcluirObrigado,
Luiz