sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Renato Becho e a arte da didática


Ano passado, uma querida colaboradora nossa da Editora Saraiva participou do curso de especialização em direito tributário do LFG, lá tendo contato com inúmeros professores da matéria. Entre tantos, ela salientou as qualidades de um em especial, Renato Lopes Becho.

Numa disciplina particularmente difícil como essa, o Renato – dizia ela – era capaz de traduzir em linguagem de fácil assimilação questões das mais intrincadas, mantendo desperta a atenção dos alunos presentes nas aulas e sua vontade em esmiuçar cada novo meandro do programa que, em palavras compreensíveis, lhes ia sendo descortinado.

Desde então, mesmo já contando com a presença de consagrados tributaristas no acervo da Saraiva, fiquei com uma excelente impressão desse notável professor.

Por isso, é grande o prazer de apresentar seu segundo livro conosco, dessa vez um manual em que se destaca a excelência didática da redação, vindo somar-se às outras grandes obras já existentes na nossa casa editorial. Não por acaso chamado Lições de Direito Tributário, esse lançamento entrega ao leitor o que o titulo promete: lições claras, com exposição do conteúdo impecavelmente organizada, proporcionando uma leitura realmente agradável (portanto não é clichê de editor, mesmo!), que flui com facilidade, dada a ausência de rebuscamentos e ao fato de ir diretamente ao assunto.

A preocupação didática torna-se evidente já no próprio texto de orelha, que aqui reproduzo parcialmente. Vejam só: “O objetivo é transmitir seu conhecimento para que o estudioso construa suas próprias conclusões, a partir das ideias formuladas”. A proposta, que soa moderna e ambiciosa – e de fato o é – apoia-se, com efeito, nas reflexões mais contemporâneas acerca do papel do educador. A este, atribui-se hoje a missão não meramente de fornecer dados prontos, mas de ensinar a aprender. Pensa-se que, a partir de um cabedal de conhecimentos e percepções, cada aluno – elemento ativo em seu próprio processo de aprendizagem – traz consigo um potencial de desenvolvimento, construindo por si e para si um conhecimento que tem no professor a figura de um facilitador. Tarefa, aliás, nobre e difícil de desempenhar, verdadeira arte.

Posso, por extensão, nela incluir o autor dos livros que o auxiliam na aventura do conhecimento?

Motivo de orgulho para nós brasileiros, um dos principais formuladores dessa nova e maravilhosa visão da educação foi Paulo Freire, que, em sua extensa obra, deixou-nos como legado a lição inspiradora de que é ao ser humano que cabe a direção da sua própria mudança, porque conhecer é pensar com autonomia e pensar com autonomia é transformar(-se).

***

Voltando às Lições... Com o subtítulo Teoria Geral e Constitucional, suas páginas abordam os temas fundamentais do direito tributário brasileiro. Sem deixar de lado a evolução da jurisprudência e a análise dos clássicos, são apresentadas as disposições tanto da Constituição Federal quanto do Código Tributário Nacional, que em ordem crescente de complexidade são enfrentadas e, como mencionado mais acima, traduzidas em explicações de fácil compreensão ao aluno. E não apenas aquele envolvido com a graduação em Direito, mas também proveniente de outros cursos como Administração de Empresas, Economia e Contabilidade. Ao profissional às voltas com a matéria fiscal a leitura desse livro se mostrará igualmente valiosa.

Os tons pastel aplicados à capa tiveram por objetivo atribuir alguma suavidade à matéria, que por sua natural dificuldade é tantas vezes percebida como um tanto pesada e acessível a poucos, apenas.

Além de professor dedicado na graduação e pós-graduação de várias instituições, dentre as quais a PUC de São Paulo, Renato Becho é juiz federal, participa ativamente de congressos e seminários e é membro do IBDT (Instituto Brasileiro de Direito Tributário). O outro trabalho que publicou conosco foi Filosofia do direito tributário.

Sabendo que o retorno será grande para aqueles que apostarem na leitura desse manual ao longo da sua formação, dou ao Renato as boas-vindas ao catálogo de manuais da nossa casa, com o desejo de que seu trabalho seja valoroso companheiro de muitos estudantes em seu felizmente interminável processo de apreensão do mundo.

Afinal, agora nas palavras de Paulo Freire, educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante.

Um abraço a todos e até a próxima!

6 comentários:

  1. Octaviano Padovese de Arruda26 de setembro de 2011 às 13:42

    Há tempos a doutrina do direito tributário se encontrava carente de uma leitura profunda do direito tributário por meio do direito constitucional. Quando digo "há tempos" me refiro ao modelo proposto por Geraldo Ataliba, Roque Carraza, Humberto Ávila. A nova obra do Prof. Renato Becho revive o diálogo constituição-tributário e nos oferece outros dilemas não tratados pelos autores mencionados, além de possuir uma singular perspectiva do direito tributário hodierno, o que proporcionará maior complexidade ao cenário do direito tributário pátrio.

    ResponderExcluir
  2. Defendi a posição de Renato Lopes Becho em um artigo sobre impossibilidade de repetição pela tredestinação das contribuições sociais. Ele é minoria, mas creio que com a posição mais coerente sobre o assunto. Além do brilhantismo intelectual, é um professor muito simpático. Minha próxima compra será este novo livro, com certeza

    ResponderExcluir
  3. A resenha traduz muito bem a essência do livro. Sem prejuízo do impecável conteúdo, o Professor Renato mostra grande habilidade com a linguagem, fazendo com que assuntos que por vezes são inacessíveis se tornem de fácil compreensão pelo leitor.

    ResponderExcluir
  4. Prezados Octaviano, Fernando e Gulherme,
    Muito obrigado pela visita ao blog e pelos comentários deixados.
    Será uma honra vê-los novamente por aqui.
    Um grande abraço e até a próxima.
    Luiz

    ResponderExcluir
  5. Comprei o livro e já li alguns trechos. Endosso os comentários feitos pelo Luiz aqui no blog. O texto é extremamente didático e tem linguagem clara, acessível aos estudantes da Graduação em Direito, assim como aos estudantes de outros cursos. Entendo que, por mais que os assuntos sejam complexos, cabe ao autor um esforço para tratá-los de modo claro, facilitando o acesso dos seus leitores. É o que faz, por exemplo, Noberto Bobbio nos seus textos. Entendo que é uma marca do Prof. Renato Lopes Becho traduzir o Direito Tributário para os seus leitores, possibilitando o acesso de um maior número de pessoas ao conhecimento. Parabéns a ele e à Editora Saraiva pelo belo livro.

    ResponderExcluir
  6. Pelo que tenho lido da obra de Renato Becho, percebo o brilhante intelectual e o incansável cientista do Direito. Essa obra só vem confirmar isso.

    ResponderExcluir

Seu comentário ficará visível após liberação pelo moderador. Obrigado pela visita e por sua participação!